Receita de pão integral

div-brms div-brms

pao-integral-810x540

Na busca por uma alimentação mais saudável e balanceada, muitas pessoas acabam substituindo alguns alimentos comuns de se consumir no dia a dia, como os pães. Considerado um dos “vilões” da vida saudável, o pão branco produzido com farinha refinada, acaba perdendo todos minerais, vitaminas e fibras, presentes no trigo, tornando-se um alimento de baixo valor nutricional.

Por outro lado, o pão integral, que há algum tempo vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros, é um alimento rico em fibras e minerais como magnésio, fósforo, potássio e cálcio. Isso porque a farinha integral, por não ser refinada, conserva o gérmen de trigo,e seus principais nutrientes.

Além de saboroso, o pão integral contribui para saciedade, fazendo com que não sintamos fome rapidamente após o seu consumo, estimula as atividades intestinais e controla os níveis de colesterol e de açúcar no sangue.

Se você não abre mão de consumir um pão quentinho e saboroso no café da manhã ou no lanche da tarde, confira esta deliciosa receita de pão integral cedida pela culinarista Roberta Bueno:

Receita | Pão integral caseiro

receita-de-pao-integral

Para deixar o seu pão ainda mais saboroso, acrescente sementes de girassol, uva passa, castanhas na mistura da massa e, por cima, aveia ou gergelim

Ingredientes

  • 2 tabletes de fermento fresco
  • 2 ovos
  • 3 xícaras de chá de água morna
  • 3 colheres de sopa de óleo de girassol
  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de sal
  • 5 xícaras de farinha integral
  • 1 1/2 xícara de farinha de arroz

Opcional: semente de girassol, uva passa, castanhas na mistura da massa e por cima aveia ou gergelim

Modo de preparo

No bowl da sua Stand Mixer, misture todos os ingredientes secos. Bata no seu liquidificador Diamond, o fermento, o óleo de girassol e a água morna. Despeje a mistura sobre os ingredientes líquidos e bata tudo com o batedor gancho até formar uma massa homogênea.
Em seguida distribua a massa em uma forma de pão untada com manteiga e farinha de arroz.

Deixe a massa descansando em estufa ou em forno levemente morno e desligado, por mais ou menos 30 minutos ou até a massa dobrar de tamanho. Em seguida, asse o pão por 40 minutos em forno à 180°C.

Por fim, retire o pão do forno, deixe esfriar e desenforme.

Rende: 2 pães

 

div-brms


div-brms

Fonte: Amo-kitchenaid

clique aqui receitas

Sobre o autor

Blogueiro, Arte Finalista, Programador de sites wordpress e colunista de assuntos gerais do site Brasilms.com

posts relacionados

BR-Universal 2