pesquisa geral

5 dicas para ter mais Criatividade no Trabalho

Exercitando a criatividade nas empresas.

A criatividade é o gatilho da inovação, é a pergunta certa para transformar coisas impossíveis em bons resultados. Todas as pessoas possuem capacidade de serem criativas, é preciso educar a percepção e buscar novos caminhos para sempre encontrar soluções inovadoras.

E para um bom desenvolvimento do pensamento criativo, é preciso desconstruir velhas ideias, para dar lugar ao novo, ao que é intuitivo, mas também planejado, algo diferente, que será o melhor resultado para aquele problema.

Como ser mais criativo no trabalho

Como outras habilidades, é possível melhorar o nosso processo criativo. Por isso apresentamos a vocês 5 dicas de como ser mais criativo no trabalho e encontrar soluções inovadoras para velhas ou novas questões.

  • Faça as perguntas certas O segredo não são as respostas certas, mas sim as perguntas corretas. Encontre as suas dúvidas e as direcione de maneira correta ao formular uma pergunta. Entenda o seu problema e faça questões criativas sobre ele, isso ajudará a encontrar uma solução inovadora. Transforme algo impossível em um bom resultado.
  • Transforme seu ambiente de trabalhoUm lugar criativo se faz com pessoas criativas e isso se aplica para as empresas. O ambiente é um fator determinante para o estimulo da criatividade, é inspirador. Quando estiver em momentos de bloqueios criativos, faça pequenas pausas no trabalho. Levante, alongue o corpo, converse com alguém, tome um café, procure novas ideias. Mude a rotina de trabalho, procure soluções novas para velhos problemas, cultive novos hábitos, busque outros caminhos. A criatividade é um fator importante na competitividade.
  • Crie algoNão espere o horário de trabalho para criar, aproveite os intervalos e momentos de descontrações. Valorize suas ideias. Pare de dizer a si mesmo que não é criativo, isso pode criar um bloqueio em sua mente. Esteja em todo tempo preparado para novas ideias, tenha sempre um bloco de anotações à mão. Nunca se sabe quando pode surgir um insight. Seja organizado e focado quanto aos objetivos, assim será mais fácil direcionar as ideias.
  • Aprenda algo novoUma vida robótica não estimula o cérebro. Por isso esteja sempre buscando por novos conhecimentos. Mantenha-se atualizado. Aprenda algo novo. Tenha curiosidade de fazer algo antes nunca feito. Conheça novas pessoas. Crie novas perspectivas e olhares para velhos hábitos. Saia da zona de conforto.
  • Se expresseBuscar caminhos novos, quebrar rotinas, encontrar soluções criativas, só será eficiente para algo inovador, se você expressar suas ideias. O medo é o maior inimigo da criatividade. Exponha suas ideias.

Seja proativo diante das dificuldades, demonstre vontade de enfrentá-las. Acredite na sua ideia, seja persistente e influente na sua maneira de apresentá-la. Seja corajoso e conquiste o sucesso na sua vida profissional.

E como anda sua criatividade?

Abraço e Sucesso

Mariana Chaim

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Mariana Chaim

Meu Lema -> Querer não é poder! Ideia+Planejamento+Ação = Resultados! Sempre acreditei que o céu é o limite para alcançar os resultados, e foi pensando nisso que sigo há 15 anos atuando nas áreas de marketing, tecnologia e comercial trilhando um caminho para ajudar empresários e gestores de empresas de pequeno e médio porte. Iniciei minha formação em Sistemas Informatizados de Internet e Redes me profissionalizei em gestão empresarial, designer gráfico e web, analista em marketing digital, consultoria empresarial, e possuo especialização em comercialização de produtos e serviços. Além das Palestras e Treinamentos, sou cocriadora do Sistema para Gestão Empresarial AMWSYS e Diretora de Negócios da LM Tecnologia em Ribeirão Preto.

posts relacionados