pesquisa geral

Como construir um plano de Marketing Digital?

O planejamento de marketing digital é o planejamento das ações de marketing executadas no ambiente online de uma determinada empresa.

É uma etapa estratégica, que determina os objetivos a serem alcançados. Para um bom planejamento de marketing digital é preciso considerar características particulares de cada negócio, pesquisando e analisando os dados seguintes:

  • Mercado;
  • Público Alvo;
  • Concorrência;
  • Ambiente interno/externo da empresa;
  • Aspectos das atividades desenvolvidas pela empresa;

Etapas para um planejamento de Marketing Digital

Montar um planejamento de marketing não é tão complicado como parece ser, porém ele deve sempre ser montado com a ajuda de profissionais da área. Vamos conhecer agora os pontos principais de um plano de marketing:

PesquiseA pesquisa é o que aponta os rumos da sua comunicação. Ela determina os objetivos, as oportunidades de mercado, o público alvo e define metas.

Na pesquisa é que se descobrem informações sobre o público alvo e sua linguagem, identifica possíveis concorrências de mercado e se tem uma melhor percepção sobre o cenário de atuação da empresa.

Defina seu público alvo – É necessário definir o perfil do consumidor para que a comunicação tenha maior eficiência e seja construída em função dos interesses do público.

Após a definição do público é preciso definir a sua Persona – um consumidor imaginário que possui todas as características do grupo que deseja alcançar.

A criação da Persona direciona a linguagem da comunicação, permitindo o desenvolvimento de estratégias de marketing específicas, direcionadas de maneira correta ao público.

Construa um plano de ação – No plano de ação são definidos os canais e os conteúdos a serem trabalhados durante a campanha. Esse plano é construído de acordo com os objetivos, público alvo e análise da concorrência.

Durante esse processo são decididos quais conteúdos serão divulgados e de quais maneiras chegaram ao público.

Analise e Monitore as redes sociais – Cada rede social possui um tipo próprio de linguagem, entenda sua característica e defina uma estratégia para alcançar seu público através dela.

Diversifique os canais digitais, pense em diferentes plataformas, produza conteúdos que respeitem a linguagem de cada rede social.

É necessário monitorar os dados/resultados das redes sociais verificando:

  • Número/origem dos visitantes;
  • Quais produtos foram comprados;
  • Número de cadastros;
  • Custo de aquisição de clientes;
  • O cálculo de retorno sobre o investimento.

Defina objetivos – Defina com clareza os objetivos desejados pela empresa, especificando o que espera alcançar com cada ação. É necessário que o planejamento seja focado, que existam metas de alcance e que os prazos sejam claramente estabelecidos.

Os objetivos precisam ser realistas, estarem alinhados com a comunicação entre empresa e públicos, considerando variáveis como economia, concorrência e ambiente da empresa.

Faça um Cronograma – O cronograma possibilita o controle da atualização e distribuição de conteúdo. Ele permite que os conteúdos sejam alinhados em termos de veiculação.

É preciso haver uma frequência estabelecida para a postagem de conteúdo, de modo que haja uma organização inteligente na comunicação, sempre considerando horários e períodos de alcance da mensagem.

O marketing Digital é constituído por um conjunto de ações, portanto deve ser planejado de maneira eficiente, para que todas as ações estejam alinhadas com os objetivos da empresa e alcance o público desejado.

Espero que esse material tenha trazido uma visão mais ampla do que pode ser feito no seu negócio!

Um grande abraço, Sucesso e Bons Negócios!

Mariana Chaim

Acompanhe os últimos posts do nosso blog e fique por dentro de dicas e novidades sobre tecnologia, gestão, motivação e muito mais:

O que é um bom planejamento de Marketing Digital para a sua Empresa?

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Mariana Chaim

Meu Lema -> Querer não é poder! Ideia+Planejamento+Ação = Resultados! Sempre acreditei que o céu é o limite para alcançar os resultados, e foi pensando nisso que sigo há 15 anos atuando nas áreas de marketing, tecnologia e comercial trilhando um caminho para ajudar empresários e gestores de empresas de pequeno e médio porte. Iniciei minha formação em Sistemas Informatizados de Internet e Redes me profissionalizei em gestão empresarial, designer gráfico e web, analista em marketing digital, consultoria empresarial, e possuo especialização em comercialização de produtos e serviços. Além das Palestras e Treinamentos, sou cocriadora do Sistema para Gestão Empresarial AMWSYS e Diretora de Negócios da LM Tecnologia em Ribeirão Preto.

posts relacionados