pesquisa geral

Conheça os Cinco Pilares da Gestão de Pessoas

Qual a importância dos Pilares da Gestão de Pessoas para as empresas.

Gerenciar pessoas é extrair o melhor delas para um resultado positivo diante dos objetivos a serem alcançados. É estabelecer estratégias que envolvam toda organização, que busquem o desenvolvimento, capacitem e humanizem os funcionários da empresa.

Existem cinco pilares da gestão de pessoas: motivação, comunicação, conhecimento e competência, trabalho em equipe e capacitação.

Entenda qual a função de cada pilar e sua importância na gestão estratégica de pessoas.

1º Pilar – A Motivação

As empresas dependem do comprometimento dos seus funcionários, por isso é importante entender quais são as suas motivações dentro do seu ambiente de trabalho.

A motivação pode vir através de:

  • Incentivos Financeiros;
  • Propósitos da empresa;
  • Trabalhos Desafiadores;
  • Plano de Carreira.

É importante entender que cada pessoa reagirá de maneira diferente a cada um desses itens, por isso é necessário focar no que a organização oferece de melhor.

2º Pilar – Comunicação

Uma boa comunicação é essencial para um trabalho de qualidade. Faça com que a informação esteja sempre disponível e seja de fácil acesso aos funcionários.

Para uma comunicação eficiente em um ambiente empresarial é necessário, incentivar diálogos, quebrar barreiras hierárquicas e fomentar o trabalho em equipe, de modo que todos consigam atingir um objetivo comum.

3º Pilar – Trabalho em Equipe

Os funcionários de uma empresa precisam se sentir relevantes em seu ambiente de trabalho, por isso o trabalho em equipe precisa ser natural e orgânico, de maneira em que os diferentes setores estejam interligados para um objetivo comum.

É possível incluir o trabalho em equipe no planejamento de gestão de pessoas das seguintes maneiras:

  • Crie grupos de trabalho;
  • Faça reuniões de acompanhamento;
  • Separe um tempo para momentos de diversão.

O sentimento de pertencimento a um grupo é muito poderoso para motivar as pessoas, além disso, ele favorece a sinergia entre a equipe, tornando o ritmo de serviço mais fluido e simples.

4º Pilar – Conhecimento e Competência

Para o sucesso de uma empresa é necessário que ela seja composta por funcionários competentes e aptos a executarem com excelência o seu trabalho.

Faça um planejamento que procure encaixar melhor as equipes e crie um ambiente em que todos possam crescer juntos.  Destaque pontos fortes e o que pode ser melhorado em cada um, aplicando feedbacks construtivos.

5º Pilar – Capacitação

O treinamento e o desenvolvimento dos funcionários devem ser feitos de maneira constante, seja pelo incentivo da empresa ou por busca pessoal de cada um.

O funcionário e a empresa devem estar em equilíbrio e sempre trocando resultados positivos, de forma que seja benéfico para ambos os lados e possa haver crescimento comum, uma parceria que dará resultados para todos.

Empresas de diferentes setores tem em comum os “Funcionários”, “Colaboradores”, “Profissionais”, “Parceiro Interno”… Seja como você chama…mas são essas pessoas que vão contribuir para o seu negócio e o seu negócio contribuir para a vida delas!

Um grande Abraço, Sucesso e Bons Negócios

Mariana Chaim

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Mariana Chaim

Meu Lema -> Querer não é poder! Ideia+Planejamento+Ação = Resultados! Sempre acreditei que o céu é o limite para alcançar os resultados, e foi pensando nisso que sigo há 15 anos atuando nas áreas de marketing, tecnologia e comercial trilhando um caminho para ajudar empresários e gestores de empresas de pequeno e médio porte. Iniciei minha formação em Sistemas Informatizados de Internet e Redes me profissionalizei em gestão empresarial, designer gráfico e web, analista em marketing digital, consultoria empresarial, e possuo especialização em comercialização de produtos e serviços. Além das Palestras e Treinamentos, sou cocriadora do Sistema para Gestão Empresarial AMWSYS e Diretora de Negócios da LM Tecnologia em Ribeirão Preto.

posts relacionados