pesquisa geral

Entenda como mudar o Pensamento Individual para o Pensamento Coletivo

2019-bnn-sara-post

Escolher os melhores modelos de negócios, gerenciar empresas, processos e pessoas, bem como gerir empreendimentos lucrativos e de acordo com a legislação vigente são ações que não resultam da sorte ou do acaso, mas de estudos e observações conscientes e atentas voltadas ao mercado no qual se deseja atuar e obter sucesso.

Para facilitar o acesso a informações de qualidade que possam de fato orientar gestores, empresários e administradores na condução de negócios atuais e futuros, chegam ao público leitor quatro lançamentos imperdíveis do especialista Marcio Pessolo, escrito para o Sebrae Nacional.

São livros essenciais a todos que desejam ter sucesso e organização no mundo dos negócios.

  • Despertando para o associativismo

A associação de forças e ações humanas para alcançar objetivos comuns sempre foi frutífera à sociedade, e esse livro discorre sobre a relação mútua e benéfica do associativismo e cooperativismo com ênfase no mundo dos negócios e das relações comerciais e interpessoais. Uma leitura imprescindível a líderes e administradores em geral e, também, a gestores de cooperativas.

  • Praticando o associativismo

De forma clara e simples, a obra visa demonstrar a importância em substituir, nos meios empresariais, o ‘eu’ pelo ‘nós’. Isso implica na sobreposição dos interesses coletivos aos individuais na busca por um objetivo comum.

Os empreendedores urbanos ou rurais que desejam se unir em uma Associação, Cooperativa ou Central de Negócios, devem assimilar a cultura associativista e pô-la em prática. A leitura deste livro é fundamental para o sucesso do empreendimento coletivo.

  • Planejando um empreendimento coletivo

A obra traz informações completas e didáticas sobre temas de grande interesse, como a definição de empreendimentos coletivos, até a escolha, dentre os inúmeros modelos de negócios (Associação, Cooperativa ou Central de Negócios), daquele mais adequado às suas expectativas e habilidades.

Também menciona a visão de futuro do empreendimento coletivo, definição de princípios e valores, além de conter exercícios e práticas para aplicação do conteúdo.

  • Legalizando um empreendimento coletivo

O processo de legalização é sempre complexo àqueles que não atuam diretamente nas esferas judiciais. Assim, esse livro é essencial para quem pretende regularizar os empreendimentos coletivos, pois aborda tópicos como definição, elaboração e aprovação do Estatuto Social e Regimento Interno, sem contar os exercícios e avaliações, bem como a simulação da assembleia geral de constituição.

  • Informação de qualidade e com fundamentação teórica

O conjunto das quatro obras objetiva não apenas informar o leitor, mas garantir que, de fato, as ideias e estratégias para construir uma associação, cooperativa ou central de negócio, sejam colocadas em prática.

Desse modo, em cada volume, é possível encontrar exercícios e avaliações diagnósticas para estimular a auto compreensão e aplicação do conteúdo absorvido pela leitura.

Hoje, os modelos de negócios estão cada vez mais diversificados e sua escolha deve ser feita com consciência e baseada em dados, fatos e expectativas realistas para que o esforço e valor investidos não sejam desperdiçados. Em outras palavras, é preciso realmente saber o que está fazendo. Estudar e se informar é o melhor caminho para administrar os próprios sonhos.

As obras de Marcio Pessolo, podem ser lidas por leigos e especialistas. Entretanto, são obrigatórias a todos que aspiram ou já atuam no mundo dos negócios, especialmente gerentes de planejamento, gestores e empresários dos meios rural e urbano. Na verdade, é para todos que buscam tomar decisões acertadas e optar por modelos de negócios inteligentes.

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Marcio Pessolo

Marcio Pessolo é um profissional com mais de 35 anos de experiência em gestão de empresas de pequeno e médio porte, que em busca de seus sonhos e ideais dedicou os últimos 15 anos de sua carreira ao associativismo e cooperativismo. Em 2002, Marcio fundou a AMITI - Consultoria e Treinamento, empresa especializada em garantir o aumento da representatividade de empresas, oferecendo soluções práticas e efetivas para a gestão e o desenvolvimento de portfólios e serviços com foco no associativismo e cooperativismo.

posts relacionados

2019-bnn-sara-post