pesquisa geral

Marcio Pessolo lança livros que ajudam a entender a importância e o funcionamento dos Empreendimentos Coletivos

div-brms div-brms

Num mercado altamente competitivo, gerir modelos de negócios inteligentes que possam manter-se em crescimento constante, especialmente no caso dos micro e pequenos negócios, é uma tarefa árdua que requer mais do que vontade. É necessário obter conhecimento e informação para saber como agir e tomar decisões acertadas, a fim de evitar riscos e se fortalecer.

A leitura e o estudo de mercado, por sua vez, oferecem ferramentas que podem ser aplicadas com sucesso na resolução de problemas e no planejamento estratégico do empreendimento, seja urbano ou rural. Por esse motivo, são fundamentais.

O lançamento de quatro obras voltadas a esse tema assinadas pelo especialista Marcio Pessolo, por solicitação do Sebrae Nacional, é destaque no meio editorial.

Um novo modelo de negócio a ser explorado

Micro e pequenos negócios são os que mais sofrem com as oscilações no mercado. Afinal, muitas vezes, o alto valor investido ainda não foi totalmente recuperado.

Por outro lado, os empreendimentos coletivos (Associações ou Cooperativas) sejam na cidade ou no campo, têm se mostrado mais estáveis, e são temas abordados pelas obras recém-lançadas.

Conheça mais detalhadamente cada um desses livros:

  • Despertando para o associativismo

Obra fundamental a gestores, líderes e empresários que desejam aplicar o associativismo em seus negócios e obter melhores resultados e relações comerciais e interpessoais.

A cooperação entre os indivíduos aumenta a produtividade, e os resultados a serem usufruídos em conjunto são maiores do que os alcançados individualmente.

  • Praticando o associativismo

Indicado para líderes e gestores que já compreenderam a importância do trabalho em conjunto e da adesão de todos a um objetivo comum, esse livro é vital para estabelecer ações que de fato promovam o associativismo.

Isso significa uma maior valorização do ‘nós’ ao invés do ‘eu’, além de conter informações e técnicas de liderança, gestão compartilhada e cultura empresarial.

Voltados ao pequeno e microempreendedor, como também de pessoas que planejam começar seu próprio negócio, os lançamentos de Marcio Pessolo e Sebrae Nacional são leituras essenciais e obrigatórias.

  • Planejando um empreendimento coletivo

O planejamento não deve ser feito apenas no período inicial dos negócios, mas elaborado e reelaborado durante toda sua existência, objetivando estabelecer metas realistas e obter crescimento constante.

O livro ainda aborda a constituição e vantagens do modelo de empreendimento coletivo, definição de objetivos estratégicos e planos de ação.

  • Legalizando um empreendimento coletivo

A fundação de uma Associação ou Cooperativa devem ser feita de acordo com as exigências legais, por isso a leitura dessa obra é fundamental para evitar erros e omissões que possam causar problemas e empecilhos futuros aos negócios.

O livro apresenta passo a passo as etapas da criação de uma Associação ou Cooperativa, bem como as informações necessárias para organização do Estatuto Social e Regimento Interno, além de todos os passos legais para sua constituição.

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Marcio Pessolo

Marcio Pessolo é um profissional com mais de 35 anos de experiência em gestão de empresas de pequeno e médio porte, que em busca de seus sonhos e ideais dedicou os últimos 15 anos de sua carreira ao associativismo e cooperativismo. Em 2002, Marcio fundou a AMITI - Consultoria e Treinamento, empresa especializada em garantir o aumento da representatividade de empresas, oferecendo soluções práticas e efetivas para a gestão e o desenvolvimento de portfólios e serviços com foco no associativismo e cooperativismo.

posts relacionados

BR-Universal 2