pesquisa geral

Marketplace. Como ele pode ajudar o seu e-commerce?

Entenda como funciona o marketplace e como a integração com o e-commerce pode alavancar suas vendas

Quando falamos em vendas online, sempre temos que estar cientes das possibilidades que o marketplace pode nos trazer. Para aqueles que não o conhecem, e também não sabem como funciona o marketplace, da comercialização de produtos online, assim como o e-commerce, vai uma breve explicação.

A diferença entre marketplace e e-commerce é que o marketplace abriga diversas marcas e produtos num único lugar, oferecendo diversas formas de pagamento aos clientes. Para o lojista, fica apenas a função de fazer upload do seu produto.

Atualmente, existem muitas plataformas marketplaces no mercado que estão disponíveis. Geralmente, o empreendedor começa em um marketplace sem um e-commerce. Nesses casos, a marca está apostando no potencial de venda de um determinado produto.

O lado negativo dessa estratégia é a falta de controle sobre todo o processo, e as ações de marketing necessárias, além de ficar preso a um recurso apenas. Por isso, vale a pena integrar o marketplace ao seu e-commerce.

Para saber como criar um marketplace, vale a pena entrar em contato com o seu fornecedor de plataforma. Ele vai te mostrar como o processo de integração com e-commerce pode ser feito da melhor maneira possível para o seu negócio.

Isso, porque, algumas das plataformas disponíveis cobram pela ativação dessa funcionalidade. E também porque deve ser analisado o que melhor se encaixa no seu perfil.

Benefícios do uso do Marketplace

A integração entre essas duas plataformas pode alavancar suas vendas online, que, como sabemos, é uma parte importante para a empresa. Sua marca terá:

  • Visibilidade: afinal, quando sua marca está integrada com um dos diversos marketplaces do mercado, as chances de sua marca ser vista são maiores, devido ao grande número de acesso dessa plataforma.
  • Aumento das vendas: como já citado anteriormente, seu volume de venda poderá aumentar consideravelmente, já que sua marca não dependerá apenas de campanhas ou do e-commerce.

É um recurso a mais, que tem um custo, sim, já que alguns lugares cobram comissão pela venda ou possuem uma taxa fixa, porém compensatório se levarmos em consideração que estamos falando de um canal extra, com um alto número de acessos.

O SEO é um termo que está relacionado a quase todos os quesitos quando falamos em experiência com internet. Para o e-commerce, ele auxilia na forma de acessos orgânicos, que serão gerados em maior número com a marca exposta em um marketplace.

Com a implementação das técnicas de SEO, seu site receberá visitas dos usuários que quiserem conhecer sua marca mais a fundo, que procuram novos produtos e assim realizar novas compras pelo e-commerce.

Como venho falando há algum tempo, toda e qualquer estratégia deve ser muito bem analisada, não somente por questões financeiras, mas o “todo”.

E com certeza o uso de marketplace deve ser sim colocado em pauta, analisado por que são muito os benefícios que podem gerar ao seu negócio!

Um grande Abraço, Sucesso e Bons Negócios!

Mariana Chaim

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Mariana Chaim

Meu Lema -> Querer não é poder! Ideia+Planejamento+Ação = Resultados! Sempre acreditei que o céu é o limite para alcançar os resultados, e foi pensando nisso que sigo há 15 anos atuando nas áreas de marketing, tecnologia e comercial trilhando um caminho para ajudar empresários e gestores de empresas de pequeno e médio porte. Iniciei minha formação em Sistemas Informatizados de Internet e Redes me profissionalizei em gestão empresarial, designer gráfico e web, analista em marketing digital, consultoria empresarial, e possuo especialização em comercialização de produtos e serviços. Além das Palestras e Treinamentos, sou cocriadora do Sistema para Gestão Empresarial AMWSYS e Diretora de Negócios da LM Tecnologia em Ribeirão Preto.

posts relacionados