pesquisa geral

Novembro Azul

div-brms div-brms

Novembro Azul 

Por Alcides Ramos, 07/11/2016.

novembro_azul Depois do Outubro Rosa, campanha de conscientização e mobilização para a prevenção do câncer de mama, agora é a vez do Novembro Azul. O Novembro Azul é um movimento de conscientização dos homens para a prevenção do câncer de próstata. O mês foi escolhido para a campanha por ser o dia 17 de novembro o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

  A incidência do câncer de próstata só perde para o câncer de pulmão, entre os homens, ocorrendo uma morte a cada 40 minutos no Brasil. Com o diagnostico precoce as chances de cura chegam próximo dos 90%. Daí a importância dos exames anuais. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA (exame de sangue). Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.

   O principal fator de risco é a idade. Cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos. Em seguida, vem os de histórico familiar, raça (maior incidência entre os negros), alimentação inadequada, além de sedentarismo e obesidade.

  Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros.

  A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situprostataa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.

  Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Exames

  O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata.

Tratamento

  Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento escolhido é a terapia hormonal.

  A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

 Rede pública

  A Política Nacional de Atenção Oncológica garante o atendimento integral a todos aqueles diagnosticados com câncer, por meio das Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e dos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).

  Todos os estados brasileiros têm pelo menos um hospital habilitado em oncologia, onde o paciente de câncer encontrará desde um exame até cirurgias mais complexas.   Mas para ser atendido nessas unidades e centros é necessário ter um diagnóstico já confirmado de câncer por laudo de biópsia ou punção.

  Em Campo Grande – MS, O Centro de Referência à Saúde do Homem, oferece os seguintes atendimentos:

* Consulta em Urologia Geral a pacientes Masculinos encaminhados via SISREG;

* Postectomia (circuncisão (fimose)):

* Infertilidade Masculina;

* Andrologia: Disfunção Erétil Masculina, Ejaculação Precoce e Distúrbios Sexuais;

* Vasectomia (Pacientes encaminhados pelo Serviço de Planejamento Familiar – CEM);

* Ultrassom (pacientes encaminhados via SISREG;

* Consulta de Enfermagem;

* Serviço Social.
O Centro de Referência à Saúde do Homem está localizado na UPA Coronel Antonino, à Rua Dr. Meireles, s/n Esquina com Rua Uruguaiana – Bairro Cel. Antonino.

Tel.Telefone: 3314-3326
Horário de atendimento: de 2ª a 6ª feira – das 7h às 11h e das 13h às 17h  /  Plantões diários: 17h em diante para Ultrassom e aos sábados (cirurgias de vasectomias).

E-mail: centrohomem@sesau.capital.ms.gov.br
Ônibus: 087, 070, 080, 081 e 073

Fonte:
Ministério da Saúde

Instituto Nacional do Câncer

Portal Brasil

Diário Gaúcho

SESAU-Campo Grande MS

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

posts relacionados

BR-Universal 2