pesquisa geral

Reinventar seu empreendimento, novas oportunidades vem com mudanças

Mudanças simples que ajudam no crescimento de uma empresa, mudança de visão de mundo.

Uber, a maior empresa de táxi do mundo, não tem carros. Facebook, a mídia mais popular do mundo, não cria conteúdo. Aliexpress, a varejista mais valiosa do mercado, não tem estoque. E Airbnb, a maior provedora de hospedagem do mundo, não possui qualquer imóvel. Algo interessante está acontecendo”. Essa foi uma citação feita pela publicação TechCrunch em 2015, dando a entender que a inovação é a nova regra no mutável mundo dos negócios.

A tecnologia, o avanço digital e a explosão de dados está permitindo que as empresas se livrem de ativos e criem novos modelos de negócios. Com esse avanço os processos estão mudando rapidamente, e quem não se adaptar a tais mudanças acaba ficando estacionado e vendo seus concorrentes ganhando cada vez mais espaço.

Qual o caminho da inovação?

Esta é a hora de se reinventar. Crises são geralmente momentos de criatividade, de soluções inesperadas, antes não imaginadas, mas que podem gerar prosperidade em um cenário que foi abandonado por quem não quer correr riscos. Riscos que podem fazer a sua empresa passar à frente os concorrentes e provar que está na vanguarda.

Empreender é reinventar seu negócio a cada dia. Por isso reuni aqui algumas dicas e mudanças simples que ajudam no crescimento de uma empresa

  • De ouvidos aos clientes e fornecedores – Eles dirão quais são as suas necessidades mais urgentes, propor soluções em conjunto e novas possibilidades de crescimento. É importante também ouvir reclamações e rever relações comerciais.
  • Mantenha seus funcionários motivados – Comece com pequenos gestos, como eventos especiais para os funcionários com prêmios de produtividade e competições internas ou atividades mais ousadas, como reuniões com todos os setores da empresa para ouvir críticas e sugestões aos processos.
  • Promova a integração da equipe– Promover maior integração entre os funcionários, fazendo a introdução de cada setor para que toda a empresa conheça a rotina e o funcionamento de cada área.
  • Amplie seus horizontes – Pense fora da caixa. A observação e o estudo da concorrência é um grande passo, tentar entender como empresas de outros ramos estão atuando e se inovando. Ideias de outros negócios podem dar a inspiração que precisa.
  • Estude seu consumidor – Atualmente o consumidor tem em suas mãos o poder de analisar produtos e serviços antes da compra, por isso é importantíssimo conhece-lo e identificar quais suas demandas.

É justamente isso que trabalho em minhas palestras e procuro implementar nas consultorias, a necessidade de se adaptar nesse mercado em constante mudança. Sempre busco auxiliar as empresas e os profissionais com que trabalho a entender as necessidades e capacidades da empresa, para assim desenhar um plano de ação consistente.

O caminho pelo sucesso passa pela inovação, por isso, não devemos ter medo de investir em ideias que parecem arriscadas. Com bom planejamento e dados de qualidade ao nosso alcance, a inovação será um desafio do passado.

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Mariana Chaim

Meu Lema -> Querer não é poder! Ideia+Planejamento+Ação = Resultados! Sempre acreditei que o céu é o limite para alcançar os resultados, e foi pensando nisso que sigo há 15 anos atuando nas áreas de marketing, tecnologia e comercial trilhando um caminho para ajudar empresários e gestores de empresas de pequeno e médio porte. Iniciei minha formação em Sistemas Informatizados de Internet e Redes me profissionalizei em gestão empresarial, designer gráfico e web, analista em marketing digital, consultoria empresarial, e possuo especialização em comercialização de produtos e serviços. Além das Palestras e Treinamentos, sou cocriadora do Sistema para Gestão Empresarial AMWSYS e Diretora de Negócios da LM Tecnologia em Ribeirão Preto.

posts relacionados