pesquisa geral

Sete motivos saudáveis para beber cerveja.

div-brms div-brms

A cerveja é uma bebida muito apreciada tanto no Brasil quanto no exterior. Acredita-se que a cerveja é consumida desde a antiguidade e não só por prazer, mas também com finalidades cosméticas e medicinais.

A cerveja é produzida a partir fermentação alcoólica, principalmente de malte de cevada, lúpulo, fermento e água em boa qualidade. No preparo, ainda podem ser empregados ingredientes como arroz, milho e o trigo.

Essa bebida caiu no gosto do brasileiro e atualmente muito se fala sobre os efeitos que o consumo desta bebida pode causar no nosso organismo. Será que cerveja faz mal? Vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre a ingestão da cerveja. Confira abaixo:

QUAIS OS BENEFÍCIOS DO CONSUMO MODERADO DE CERVEJA?

Quando avaliada do ponto de vista nutricional a cerveja possui vitaminas do complexo B, minerais como o selênio, compostos antioxidantes e ainda tem efeito diurético. O baixo teor alcoólico dessa bebida (é a bebida alcóolica que apresenta menor teor de álcool) associada a sua capacidade antioxidante é capaz de reduzir o risco de doenças coronarianas. Quando consumida de maneira moderada, a cerveja pode, ainda, contribuir com a manutenção dos níveis de lipídeos (gorduras) no organismo, entretanto, ainda são necessários mais estudos para comprovar esse efeito. Sua ação antioxidante está relacionada com a presença de compostos fenólicos presentes na bebida, como os polifenóis, cujo consumo pode auxiliar na prevenção de algumas doenças como o câncer, doenças do coração e inflamações.

QUAIS OS MALEFÍCIOS DE SE CONSUMIR ESSA BEBIDA EM EXCESSO? CERVEJA FAZ MAL?

Dizem que “menos é mais” e no caso do consumo da cerveja essa frase é bem apropriada. Apesar de o seu consumo estar associado a alguns possíveis benefícios para nossa saúde, quando consumida em excesso, a cerveja pode ter o efeito contrário. A maior parte das calorias da cerveja são provenientes de açúcares. Sendo assim, seu consumo frequente e exagerado pode acarretar no ganho de peso. Além disso, a ingestão da cerveja está, muitas vezes, combinado com o consumo de alimentos altamente calóricos como batata frita, amendoins e outros petiscos que também aumentam a sensação de sede e, consequentemente, o consumo de cerveja.

O álcool contido na cerveja tem efeito diurético, aumentando a produção de urina e, deste modo, facilita a excreção de alguns nutrientes como vitaminas e minerais, impedindo que o organismo os absorva. Alguns estudos ainda demostram que a cerveja pode aumentar os triglicérides no sangue, podendo ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração. Apesar de possuir alguns efeitos benéficos à nossa saúde, o consumo de cerveja deve ser feito de forma moderada, para que seus benefícios sejam aproveitados pelo nosso organismo.

Ainda ficou alguma dúvida? Então é só escrever pra gente!

Até mais 😉

Fonte: www.natue.com.br

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Paulo Rodrigues

Blogueiro, Arte Finalista, Programador de sites wordpress e colunista de assuntos gerais do site Brasilms.com

posts relacionados

BR-Universal 2