pesquisa geral

Temporada de esporte olímpico reserva competições internacionais em janeiro

(Foto: Divulgação/FIVB)

 

Janeiro não será de descanso para muitos atletas brasileiros. No segundo ano do ciclo olímpico visando aos Jogos de 2020, os esportistas do Time Brasil buscam evolução para representar bem o país nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio, no Japão. Neste mês, serão disputadas competições de vôlei de praia, taekwondo, tênis, tênis de mesa, badminton, judô, ciclismo de pista, tiro com arco, canoagem, caratê e rúgbi de sete.

Ágatha (dir.) e Duda disputam a etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Ágatha (dir.) e Duda disputam a etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)

A temporada 2018 do Circuito Mundial de vôlei de praia começa nesta terça-feira (03.01), com a etapa de Haia, na Holanda, que prossegue até o domingo (07.01). O evento holandês reúne duplas de todas as partes do mundo que irão encarar diferentes etapas ao longo do ano. A final do Circuito Mundial de vôlei de praia 2018 será disputada em agosto, em Hamburgo, na Alemanha.

O vôlei brasileiro será representado por quatro times no torneio feminino e três no masculino: Elize Maia/Taiana, Bárbara Seixas/Fernanda Berti, Maria Elisa/Carol, Ágatha/Duda, Vinicius/Luciano, Guto/Vitor Felipe e Pedro Solberg/George.

Na China, os lutadores disputam, a partir deste sábado (06.01), a segunda etapa do Grand Slam de Taekwondo, na cidade de Wuxi. Os atletas voltarão a disputar o Grand Slam no dia 20, durante a terceira etapa, na mesma cidade.

Entre os dias 15 e 28, o Aberto da Austrália reserva as emoções do primeiro Grand Slam da temporada de tênis. Trata-se de um dos quatro torneios mais importantes do ano, ao lado de Roland Garros, Wimbledon e do US Open.

No tênis de mesa, o Circuito Mundial será movimentado neste mês com a etapa de Budapeste, na Hungria, entre os dias 18 e 21.

O judô, esporte em que o Brasil conquistou cinco pódios em 2017 no Campeonato Mundial, terá a primeira competição no dia 19 de janeiro. A etapa de Tunes do Grand Prix da modalidade será disputada até o dia 21, na Tunísia. Em seguida, os judocas seguem para Marrakesh, para a etapa de Marrocos do Grand Prix de Judô.

No fim do mês, será realizada a etapa de Paris da Premier League de Caratê, entre os dias 26 e 28. No mesmo período, as melhores seleções do mundo do rúgbi de sete disputam a etapa de Sydney da série mundial, masculina e feminina.

Esporte em 2018

O calendário esportivo de 2018 será marcado por grandes eventos mundiais: os Jogos Olímpicos de Inverno, na cidade de PyeongChang, na Coreia do Sul, em fevereiro; a Copa América de futebol feminino em abril, no Chile; e a Copa do Mundo FIFA de futebol, na Rússia, em junho.

Outro megaevento são os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, que reunirão a futura geração de atletas dos esportes olímpicos na cidade de Buenos Aires, na Argentina, no mês de outubro. Antes disso, os Jogos Sul-Americanos, maior evento multiesportivo do continente, serão disputados em Cochabamba, na Bolívia, em maio.

Confira o calendário dos principais eventos esportivos de janeiro:

» 03 a 07 – Etapa de Hague (NED) do Circuito Mundial de Vôlei de praia
» 06 – Segunda etapa do Grand Slam de Taekwondo – Wuxi, na China
» 15 a 28 – Grand Slam de Tênis – Aberto da Austrália
» 16 a 21 – Masters da Malásia de Badminton – Kuala Lumpur (MAS)
» 18 a 21 – Etapa de Budapeste (HUN) do Circuito Mundial do Tênis de mesa
» 19 a 21 – Etapa de Tunis (TUN) do Grand Prix de Judô
» 19 a 21 – Etapa da Copa do Mundo de Ciclismo de pista – Minsk, na Bielorrússia
» 19 a 21 – Etapa da Copa do Mundo indoor de tiro com arco 2017/2018
» 20 e 21 – Canoagem velocidade Seletiva Nacional para a Olimpíada da Juventude – Muzambinho (MG)
» 20 – Etapa do Grand Slam de Taekwondo – Wuxi, China
» 23 a 28 – Masters da Indonésia de Badminton – Jacarta (IND)
» 26 a 28 – Etapa de Marrakech (MAR) do Grand Prix de Judô
» 26 a 28 – Etapa de Paris (FRA) da Premier League de Caratê
» 26 a 28 – Etapa de Sydney (AUS) da Série Mundial feminina de Rugby Sevens
» 26 a 28 – Etapa de Sydney (AUS) da Série Mundial masculina de Rugby Sevens
» 30 a 04 de fevereiro – Aberto da Índia de Badminton – Nova Déli (IND)

Faça o seu Comentário ( facebook)

Sobre o autor

Colunista de esportes do site Brasil MS e blogueiro no Blog do Esporte

posts relacionados